terça-feira, fevereiro 10, 2009

o desejo é sempre de aventura

Um dia Jasão resolve dizer pra Joana* por que a deixou: "tu me exigias inteiro e intenso pra tudo, caralho! A outra não, ela fica lá do meu lado quieta e a vida passa sem fazer força".
Quem quer estar ao lado de alguém que não quer forçar a vida? Quando os casamentos ganharam esse significado medonho de descanso, de parada, de cessação da juventude?
Casamento há de ser a mais cruel das aventuras: o outro como aventura. Mas é insuportável querer o outro como aventura enquanto ele nos quer para descansar: "não, não quero ler o que tu escreveste; não, não quero saber por onde já andaste; não, não quero saber o que pensas; não, não quero ouvir as tuas propostas, não, não, não".
Então fica aí no teu apartamento com teus nãos que eu vou passear na floresta e dizer todos os sins que me forem possíveis.
(Marguerite Duras* já havia me avisado: "homens não suportam mulheres que escrevem", mas eu insisto, eu forço, eu publico para que a floresta invada teu apartamento, force tua vida com aventura e tormento, mesmo que permaneça teu medo de admitir que vens aventurar-te em meus escritos para não aventurar-te em meu corpo, afinal, hás de precisar descansar...)
*Jasão e Joana são os protagonistas da peça Gota D'Água de Chico Buarque e Paulo Pontes
*Marguerite Duras. Escrever. RJ: Rocco, 1994.

2 comentários:

Luciane Slomka disse...

Que coisa mais fantástica isso que eu acabei de ler aqui. Obrigada amiga, por me lembrar que estar perto de ti, mesmo que seja virtualmente, sempre me faz refletir e crescer. Muitos beijos!

lesmariposa disse...

acho que não preciso perguntar mais o que tu vê na minha relação rsrsrs... entende esse "debaixo d`agua" que a vida armou pra mim. Uma das tantas coisas que não escolhi na vida (isso quem disse foi o palhaço, sempre querendo rir da minha desgraça). te amo amiga! por me ajudar a perceber que não estou louca! eu só quero ser Lady Godiva! rsrsrs... brindemos!